• Instagram Social Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon

#AÇÃO 1 - DE DENTRO PARA FORA 

No dia 25 de Fevereiro de 2017 começou as atividades de divulgação do Fashion Revolution UBI & II Jornadas de Moda Covilhã 2017, durante a Feira das Trocas Tod@s, no Jardim Municipal da Covilhã. Esta feira é realizada periodicamente pela CooLabora1, onde apenas trocas de produtos ou compra em moeda social são permitidos. Desta forma, pretende-se contribuir para o estimulo da economia colaborativa local através da promoção de produtos e serviços da região, sensibilizando a comunidade para hábitos de consumo mais sustentáveis.

Aproveitando esta temática da feira, a embaixadora Solange Fernandes e a equipa de organização do movimento Fashion Revolution UBI 2017, realizaram uma ação de conscientização e estímulo do consumo sustentável, denominada “de dentro para fora”.

Esta intervenção, mundialmente conhecida como inside out, consistiu em questionar as pessoas da comunidade, sobre quem fez as roupas que elas estavam a vestir. Cada indivíduo foi convidado a colocar as suas roupas do lado avesso, para observar na etiqueta o nome da marca e o país fabricante das suas peças de vestuário. Após uma breve discussão sobre o assunto, as pessoas foram convidadas a serem fotografadas segurando um cartaz com a frase que deu origem ao movimento Fashion Revolution: QUEM FEZ AS MINHAS ROUPAS? (Who made my clothes?).

Para a diretora do CooLabora, Graça Rojão, esta iniciativa foi um ótimo momento de reflexão: “Ao pensarmos sobre o que vestimos e sobre quem e como se produz o que colocamos em cima da nossa pele refletimos também sobre quem somos e sobre o modo como as nossas decisões quotidianas têm impactos na vida de outras pessoas e na qualidade ambiental do planeta. O Fashion Revolution trouxe à feira uma uma lufada de irreverência e de criatividade. Mostrou como a empatia nos pode tocar e mobilizar para causas transformadoras”.

As fotografias do evento podem ser conferidas na galeria abaixo, ou então na página oficial do evento no facebook em www.facebook.com/fashionrevolutionubi.

1 A COOLABORA CRL, é uma cooperativa de intervenção social e consultoria que tem por missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção da igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social. Mais informações em www.coolabora.pt

Créditos do texto e fotografias: Caroline Loss