• Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon

ORADORES

DESENVOLVIMENTO CONSCIENTE

Arturo Cancio Ferruz

 

Entre 1983 y 1988 completa su formación en corte y confección, diseño de moda, patronaje industrial y escaparatismo. Durante este periodo comienza a realizar sus primeras colecciones y, tras una corta formación como emprendedor empresarial en 1989, inicia una aventura profesional independiente durante la cual abre un comercio de moda y presenta sus colecciones en ferias y pasarelas en Madrid, Barcelona y París. En 1995 cierra este periodo como empresario autónomo y continua su trayectoria como empleado en varias empresas de la industria de la moda, como patronista, diseñador y jefe de producción. Entre 1999 y 2006 su labor se centra en la coordinación de grandes producciones, que le llevan a descubrir esta realidad en países como Portugal, Marruecos, Turquía, Egipto, Thailandia, Bangla Desh, India y China.

Tras más de 15 años trabajando en el sector de la moda, abandona este actividad para comenzar estudios de Bellas Artes en la Universidad del País Vasco UPV/EHU en 2006. Actualmente es becario de investigación en el Departamento de Dibujo de la Facultad de Bellas Artes de la UPV/EHU y trabaja en su tesis doctoral 'The smARTest display windows', investigando acerca de las relaciones del arte con la cultura de consumo. También desarrolla activamente su práctica artística en relación con el tema de su tesis y con otros aspectos de carácter social. Colabora en el equipo de investigación Prekariart, que examina la condición precaria de los artistas y el arte contemporáneo, así como en el proyecto Arte, Investigación y Feminismos, ambos en la Facultad de Bellas Artes de la UPV/EHU.

 

André Carvalhal é graduado em Publicidade e Jornalismo, e pós-graduado em Marketing Digital. Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É também coordenador e professor de Moda no Istituto Europeo di Design (IED), na Perestroika, no Instituto Rio Moda, no Instituto IAJ e no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP). Por quase 10 anos esteve a frente do marketing da marca feminina FARM. Atua como consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. É autor dos bestsellers “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda” e "Moda com propósito - manifesto pela grande virada". Co-fundador da MALHA, maior espaço de moda colaborativa do Brasil.

 

André Carvalhal

 

Verdes Anos Vintage Market [Helena Gomes]

 

Verdes Anos é uma loja de roupa e objetos vintage em 2ª mão. Os produtos que já não são utilizados pelo dono original, são colocados à venda, tendo cada um deles uma história de vividos e afetos, tanto por quem os vende como por quem os adquire.  

 

Atelier de Burel [Miguel Gigante]

 

Cresceu no seio de uma família ligada à indústria Têxtil, tendo despertado cedo para tudo o que era vestuário, tecidos e de uma forma geral o que se relacionasse com moda, esteve sempre em contato com os meios e as pessoas que se movimentavam neste universo. Insatisfeito com o ensino corrente decide tirar uma série de cursos técnicos relacionados com a indústria de confecções, destacando-se nas áreas de modelagem e corte, formação que permitiu um domínio de todas as fases do processo de construção de confecção em geral e uma abordagem mais direta com as pessoas e os meios.

Em 1992 mostra a sua primeira coleção e em simultâneo abre loja de marca própria na Covilhã. No ano seguinte abre o seu atelier onde desenvolve trabalhos personalizados, para pessoas em geral, figurinos para o teatro e outras produções de animação, e onde atualmente produz as marcas Miguel Gigante e Atelier de Burel. Em 2007 inicia a licenciatura em design de moda na UBI, participou em vários eventos de moda pelo país com coleções próprias e com parcerias com a indústria têxtil e confecção, na elaboração de catálogos, protótipos, produções e coleções.

Esta foi a oportunidade de estar nas principais capitais da moda e eventos associados, onde conheceu profissionais das várias áreas que envolvem o universo da moda, e que o ajudaram a evoluir no seu processo criativo. Sendo uma pessoa atenta à região e às suas potencialidades em 2008 iniciou o projeto Atelier de Burel, com o objetivo de desenvolver e conjugar materiais esquecidos com formas contemporâneas.

 

Näz [Cristiana Costa]

 

A marca Näz é explicada por conceitos como Unicidade, Qualidade, Design, Minimalismo e Sustentabilidade.

Queremos abordar o comprador através de um compromisso sério com a transparência dos processos de informação e fabricação, e o modelo de negócio baseia-se na criação de coleções exclusivas (um número limitado de peças similares são produzidas), mas com um design minimalista e democrático, com cores e cortes simples, com uma tabela de tamanhos simplificada.

Já estamos presentes em duas lojas nacionais e estamos a caminhar para o mercado internacional, sendo que a nova coleção já vai estar disponível na Bélgica.

 

LIVE [Bruna Monteiro e Patrícia Silva]

 

LIVE é uma marca de acessórios de moda sustentável, que desenvolve produtos versáteis e modulares, assentes no reaproveitamento de desperdícios têxteis em Portugal. .

 

Vilma Januário Bernardino

 

Vilma Januário completou em 2007 a Licenciatura em Design de Ambientes no IADE, onde foi primeira classificada do curso. No ano seguinte iniciou o Mestrado na mesma área e Instituição. O seu caminho profissional leva-a até à moda e aos têxteis, ocupando durante dois anos o cargo de designer têxtil na marca CHIcoração. Neste momento encontra-se a realizar a tese de Mestrado em Branding e Design de Moda, uma parceria UBI/IADE.

 

Ana Segurado

 

Natural de Beja - Alentejo - Portugal, desde cedo se interessou pela moda, quando ajudava a avó a desenrolar os novelos de lã para as malhas tricotadas, e passava horas com ela, junto da antiga Singer, enquanto a via costurar com uma habilidade perfeita. Desde pequena ligada ao campo, a natureza e a família são alicerces do seu trabalho. Acredita que cada coleção é uma viagem catártica ao mundo introspectivo e orgânico. A sua perspectiva pessoal, emoções e inspirações que fazem parte do processo criativo, resultam em coleções de design único, orgânico e intemporal.
A natureza dos materiais que são cuidadosamente selecionados, têm por base uma ideologia "cruelty-free", fibras naturais e não naturais, oferecem alternativas às peles e pêlos de animais.
Em 2010 ingressa no curso de Design de Moda no Centro Profissional da Indústria Têxtil - Modatex, Porto, Portugal. Em Fevereiro de 2012, ganhou o 1º Prémio no concurso Jovens Criadores no 42º Salão da Moda Modtíssimo - Portugal. Em Outubro de 2012 participou na 31º edição do Portugal Fashion - Espaço Bloom.

 

 

SUSTENTABILIDADE

João Carlos de Oliveira Matias

 

É Professor Catedrático no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro, onde coordena a área científica de EGI. É licenciado em Engenharia Mecânica pela FCT da Universidade de Coimbra, doutorou-se em Engenharia da Produção em 2003 e obteve a agregação em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) em 2014 pela Universidade da Beira Interior. É membro sênior da Ordem dos Engenheiros no colégio de Engenharia Mecânica (cédula no 38 254, no 4 502 na Região Centro). Obteve a outorga de especialista da Ordem dos Engenheiros em Engenharia e Gestão Industrial em Novembro de 2015. É membro da American Society of Quality (Member Number: 63632614), membro da APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, membro do IPEI – Instituto Português de Engenharia Industrial e membro da APQ – Associação Portuguesa da Qualidade. A sua área de investigação é a EGI e a sustentabilidade em geral - sistemas sustentáveis e sistemas de gestão em particular. Tem estado envolvido em diversos projetos de investigação e é autor ou coautor de mais de 200 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais. 

 

Contato: jmatias@ua.pt

Cláudio Pereira de Sampaio

 

Cláudio é designer e mestre em Design (UFPR), especialista em Gestão Estratégica de Design (UEL) e doutorando em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Atua como professor no curso de graduação em Design Gráfico e nos cursos de especialização em Gestão Estratégica de Design (UEL) e Inovação e Design Digital (UEL). Também é coordenador do Escritório de Design da Aintec (EDn). É pesquisador em Design desde 2004, tendo integrado o Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR (NDS/UFPR), até 2010, onde desenvolveu seu mestrado. Seus principais temas de interesse são a sustentabilidade, inovação e gestão da criatividade e grupos criativos em produtos e serviços e sua aplicação no ensino de Design.

Em 2008 obteve o 2º lugar no Prêmio Nacional Guia do Estudante, na categoria sustentabilidade, com um projeto para inserção da sustentabilidade nos cursos de Design da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, onde também atuou como professor e coordenador do curso de Especialização em Ecodesign. Tem cerca de 40 artigos científicos publicados, e organiza e coordena eventos na área. Além da atuação acadêmica, atua profissionalmente desde 1987, tendo trabalhado em diversas empresas de design e arquitetura no Paraná e em São Paulo, em áreas como arquitetura, feiras e eventos, mobiliário, merchandising, computação gráfica, sinalização, identidade visual, ilustração manual/digital, embalagem, maquetes e modelos. 

 

Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia

 

Isabel Gouveia holds a PhD in Biotechnology -Textile Engineering. She is senior researcher with collaboration with University of Minho, Portugal, Hacettepe University, Turkey, Zuyid University, The Netherlands, Limerick University, Ireland. She also is a national delegate indicated by FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, as a Portuguese expert and core group member of COST ACTION CA15114 European network on Anti-MIcrobial Coating Innovations to prevent infectious diseases (AMICI). Furthermore, Isabel is director of the AdvaMTech PhD course at UBI (joint program with UNL, UL, UC, UBI, UP, UA and UM), FCT Doctoral Program in Advanced Materials and Processing – AdvaMTech. She was founder and director of MSc. in Bioengineering (2013-2016); president of the quality commission for research and teaching of the Faculty of Engineering - UBI (2009-2013); Vice-President of the Faculty of Engineering at University of Beira Interior (2009-2013) and director of MSc. in Textile Engineering (2009-2013).

 

Contato: igouveia@ubi.pt

Maria da Graça Guedes

 

Docente e investigadora da Universidade do Minho, Portugal, é licenciada em Filosofia e em Geografia pela Universidade do Porto, possui o grau de Mestrado em Estudo Europeus – área de Desenvolvimento Social e Económico e é Doutorada em Engenharia Têxtil – área Gestão e Design pela Universidade do Minho. Inicia estudos em Design de Moda em 2003, e é responsável por diversas UCs dos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas de Marketing de Moda, Design de Moda, Tendências de Moda e Comunicação de Moda. Desenvolve e coordena projetos de investigação fundamental e aplicada e projetos de cooperação universidade/empresa, muitos dos quais em colaboração com centros de I&D e associações empresariais, industriais e sociais. Atualmente está envolvida em projetos focalizados nas mudanças do mercado global e nas tendências de comportamento do consumidor de moda e seu impacto na sustentabilidade das marcas de moda. 

 

Catarina Moura

 

Catarina Moura is an Auxiliary Professor at University of Beira Interior’s Communication and Arts Department, where she has been Head of the Master in Multimedia Design from 2012 to 2017. PhD in Communication Sciences, with a thesis in Semiotics and Design. Researcher from LabCom.IFP, entering several of its projects (such as Communicating Science: Emerging Publication Models, from 2011 to 2015) as a team member. Editor in chief of EIKON – Journal on Semiotics and Culture (www.eikon.ubi.pt), creator of BOND – Digital Library on Design, and scientific coordinator of the Working Group on Semiotics from the Portuguese Association of Communication Sciences. Co-organizer of DESIGNA – International Conference on Design Research (www.designa.ubi.pt) since 2011, and ILUSTRADA – Meeting on Illustration (www.ilustrada.ubi.pt), as well as of the 1º Congresso Ibérico de Semiótica: Moda, Modos, Maneiras, to be held in Lisbon, November 2017. Reviewer and member of the Scientific Committee of Revista Lusófona de Estudos Culturais, VISTA - Revista do GT de Cultura Visual da SOPCOM and Revista Comunicando. Publications and research interests focus on Philosophy and Theory of Design, Fashion Culture, Art and Image Theories, and Visual Semiotics. Author of the books “Signo, Desenho e Desígnio. Um Sentido para o Design” (2017) and “Communicating and Evaluating Science” (2015), having organized the Proceedings of several conferences, which are also published. Invited keynote speaker at Helwan University, Cairo, Egypt, in 2014, 2015 and 2016, with conferences about different topics on fashion design.

 

Denis A. Coelho

 

Prof. Denis A. Coelho is the head of the Human Technology Group, Department of Electromechanical Engineering, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Denis Coelho, Ph.D. earned his doctoral degree in 2002 and now holds an extensive publication record in Human Factors and Ergonomics and Product Design. He is an international evaluator for Research Grant Proposals and Doctoral dissertations. He is the founding and active editor in chief of The International Journal of Human Factors and Ergonomics (indexed in Scopus and published by Inderscience). Referee for many scientific journals including the Journal of Cleaner Production and for the Portuguese Science Foundation and Innovation Agency. Performs research at the interface between engineering, ergonomics and design. His research spans working conditions from both an ergonomic and psychosocial perspective, as well as the design, usability and electromyographic study of tangible interfaces. His approach to design also encompasses systemic design with experience in improving the sustainability of food and water systems. 

 

Contato: dac@ubi.pt

Susana Garrido Azevedo

 

Professora Associada com Agregação da UBI, diretora do Master in Business Administration (MBA-UBI) e apresenta como principais áreas de investigação: sustentabilidade organizacional , gestão da cadeia de abastecimento e LARG (Lean, Agile, Resilient and Green). 

 

Contato: sazevedo@ubi.pt