• Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon

QUEM SOMOS

Solange Fernandes

Consultora de imagem pessoal, graduada em Design de Moda, com o trabalho de final de curso na área da sustentabilidade, intitulado "Mundo Eco Homem Carro e Vestuário" (Unieuro - Brasil, 2009). Pós-graduada em artes visuais, cultura e criação. Seu trabalho de conclusão de curso foi a criação da “Cadeira Bailarina,” (Senac - Brasil, 2010). Esta cadeira foi exibida na Casa Cor Brasil. Professora  universitária no Curso Design de moda (ULBRA Torres - RS, Brasil, 2010/2011).

Mestre em Design de Moda, com dissertação em Design de Superfície e Técnicas Criativas (UBI - Portugal, 2013).  No âmbito do mestrado participou de vários desfiles e concursos de design de moda em Portugal. Em 2013 realizou um desfile individual com todas as suas coleções desenvolvidas no mestrado, no Jardim Público da Covilhã, intitulado “O que me Toca Covilhã”.

Doutoranda em Design de Moda UBI/Uminho, na área da sustentabilidade, no âmbito da inovação social e economia criativa colaborativa. É embaixadora e integrante da organização do Fashion Revolution UBI.

Contato: embaixadorafrubi@gmail.com

 

Ana Gonçalo

 

Nasceu em Bragança em 1975, mas muda-se para Braga 3 anos depois, onde cresceu e frequentou o liceu na área de artes. Não muito certa do que queria fazer, após o 12º ano, foi para o Porto, onde tirou o Curso de Design Têxtil e Vestuário no Citex (actualmente Modatex).

Após a sua conclusão fez novamente as malas e rumou até à Covilhã em 1998 para estagiar na empresa A Penteadora S.A.. Aí permaneceu até ter entrado no curso de Design Multimédia na UBI - Universidade da Beira Interior, concluíndo a licenciatura. Para suportar os custos inerentes à mesma sempre trabalhou na área do Design Gráfico, tendo adquirido bastante experiência, que lhe permite hoje em dia ter uma elasticidade nas áreas em que trabalha como freelancer. 

É formadora de Design na área da Moda, trabalha em Design gráfico para algumas empresas, tem um projecto dedicado à ilustração "ROSACHICOLATE", dois na área do Têxtil, um dedicado à fiação - "CIBO de TERRA" e outro a acessórios de moda inspirados na Serra da Estrela onde cruza técnicas antigas com nova tecnologia - "ESTRELA PARDO" e é proprietária do espaço "CINCO atelier" na Covilhã, sendo espaço de trabalho e onde promove Workshops com temáticas diversas como tecelagem, realização das próprias sandálias de corda, macramé, feltragem manual, etc.. Acredita que o conhecimento de técnicas mais antigas não se devem deixar morrer, antes pelo contrário, devem-se tentar preservar, pois fazem parte da nossa identidade enquanto país e enquanto cultura.

Já recebeu 3 prémios, dois de realização de logótipo: Teatro Municipal de Bragança e Município da Covilhã e um de fotografia ficando entre as 10 melhores do mundo no concurso "worldwide photo walk 2016".

Contato: anaisabelgoncalo@gmail.com

 

Caroline Loss

Nasceu em 1988 em Caxias do Sul - Brasil. Caroline Loss recebeu em 2009, com láurea académica, o título de Tecnóloga em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (Brasil). Em 2010 mudou-se para Portugal, onde recebeu o título de Mestre em Design de Moda (2012) e Doutor em Engenharia Têxtil (2017), ambos pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é bolseira de Pós-Doutoramento e investigadora integrada na FibEnTech Research Unit (UBI), trabalhando no projeto nacional TexBoost – Less Commodities More Specialties. Também é investigadora colaboradora no LabCom IFP. Sua área de especialização são as antenas têxteis utilizadas para a recolha de energia eletromagnética, promovendo uma alternativa ao uso de baterias na integração de sistemas eletrónicos no vestuário. Doutora Caroline Loss é autora e co-autora de três capítulos de livro e mais de 20 artigos em revistas científicas e conferências internacionais. Já ganhou quatro distinções pelo seu trabalho, incluindo o terceiro lugar no The Fiber Society Graduate Student Paper Competition, e uma menção honrosa no Student Paper Award at the International Microwave Workshop Series on Advanced Materials and Processes Conference (IMWS-AMP), ambos em 2017.

Contato: carol@ubi.pt

Iolanda Guimarães

Designer freelancer na Divazus Portugal e Mestranda em Design de Moda na Universidade da Beira Interior (UBI). No âmbito do seu mestrado, está a desenvolver a tese intitulada "Moda e Memória: Do Passado à reconstrução do Futuro - uma análise de coleções de René Delimbeuf", sob a orientação da prof. Doutora Rita Salvado e co-orientação da prof. Doutora Catarina Rodrigues, cujo trabalho retrata a sustentabilidade histórica e o resgate cultural, tendo feito a sua investigação no Museu dos Lanifícios. Iolanda Guimarães é vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Design de Moda da UBI (ModUBI), o qual presidiu entre 2016-2017, e é também Delegada de ano (2o) na Comissão de Coordenação Pedagógica do Curso de Design de Moda.

Contato: iolanda-21@hotmail.com

 

Núcleo de Estudantes de Design de Moda UBI

Núcleo dos Estudantes de Design de Moda da Universidade da Beira Interior, representado por sua atual Presidente Inês Matias Paula.

Inês é natural de Cascais, Lisboa, licenciada em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior, estando a frequentar o primeiro ano do Mestrado em Design de Moda, na mesma instituição. Presidente do ModUBI, núcleo de estudantes de Design de Moda da UBI, com intuito de envolver os estudantes nas atividades extra curriculares e incentivar à união do curso. 

Contato: nucleomodubi16@gmail.com ou FACEBOOK